Gostou do Artigo ? |
Devo confessar que de todos os reforços este ano aquele que mais me tem surpreendido pela positiva tem sido Gilberto.
A primeira vez que o vi jogar, ainda na pré-época, deitei as mãos à cabeça. Mais um Emerson, pensei. Mais um fetiche do Jorge Jesus, cepo cepo cepo que só ele não vê. Ah e tal, mas temos o André Almeida, que também é fraco, ok, mas vai ser ele o titular. E pimba, lesiona-se o rapaz para o resto da época e a escolha fica entre Gilberto, que eu já tinha colocado naquela partezinha do meu coração que destino aos flops certos, e um Diogo Gonçalves adaptado, que eu tinha esperança ser o novo Fábio Coentrão, mas em bom e mais certo de qual é o clube do seu coração.
Mas sempre houve algo em Gilberto que gostei – a entrega. Eu gosto de um jogador raçudo, já todos sabemos. Daquele que deixe a pele em campo e que por muito que não seja brilhante cheguemos ao fim do jogo com aquela sensação de que o jogador tudo fez. E Gilberto desde cedo começou a mostrar isso. Num Benfica pouco agressivo, ele era o contrário. Ia a todas, não desistia. Metia o pé quando tinha que o meter, não tinha pejo em chutar para onde estivesse virado e fazia-o sem pedir muitas desculpas por não ser nenhum Roberto Carlos. Mas ainda assim notava-se que estava feliz e orgulhoso por vestir a camisola do Benfica. E notava-se que vestiria o Manto Sagrado até num campo de batalha.
Impressiona-me a entrega. Impressiona-me como dá uma cabeçada de todo o tamanho no adversário, fica com um golpe gigante na cabeça e a jorrar sangue por todos os lados e pede que o enfaixem rápido para voltar ao jogo, enquanto o colega estava deitado no relvado ainda a tentar perceber que dia era. É assim que eu gosto de um gajo. Que saiba a sorte que tem de jogar no Benfica e tente melhorar cada dia para ser merecedor da oportunidade dada.
E tem sido merecedor. Com a mentalidade certa e muito trabalho conseguiu evoluir tecnicamente. E continua a evoluir jogo a jogo, mostrando vontade de aprender, de se superar, de ser melhor. O seu posicionamento defensivo está muito melhor, assim como o entrosamento com os colegas. E a sua cabecinha ganhadora parece estar a levar-nos para o sítio certo.
Gostou do Artigo ? |
Espero que este Benfica seja uma personificação de Gilberto – aparentava péssimo, mas jogo a jogo tem surpreendido. E ainda tenta dar porrada ao Pepe. Grande.
Comment here